O que é o AIRSOFT?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é o AIRSOFT?

Mensagem por Major Alvega em Seg Ago 05, 2013 8:53 pm

Introdução

O airsoft é uma modalidade desportiva, de âmbito competitivo ou meramente recreativo, dividida em disciplinas desportivas cujos praticantes são munidos de Armas de Airsoft, que disparam pequenas esferas plásticas através de ar ou um outro gás comprimido.

Disciplinas desportivas

J.T.E. - O Jogo Táctico em Equipe consiste num desporto de equipa de inspiração na simulação táctico-militar, colocando em confronto duas ou mais equipas de número indefinido de elementos em ambiente natural ou urbano, cujos jogadores são munidos de réplicas de armas reais, que disparam pequenas esferas plásticas de forma automática ou semi-automática através de ar comprimido. Os objectivos de jogo são definidos à priori e podem consistir na eliminação da equipa adversária, captura de um objecto ou jogador assinalado, escolta, ataque/defesa de perímetro, entre outros. O Airsoft, para além de proporcionar encontros e agradáveis convívios entre os praticantes enaltecendo a componente de camaradagem, é um jogo que desenvolve nos seus praticantes noções de táctica, lógica, coordenação, orientação, técnicas de sobrevivência, furtividade e condição física. Contudo, não advogamos o uso de violência nem a filiação a qualquer grupo militar, ideologia política ou tendência religiosa. Esta é uma actividade que prima pela diversão que proporciona aos seus praticantes, simulando cenários de desafio e conquista.

Vulgarmente confundido com o Paintball, esta vertente do Airsoft difere de forma imediata, na utilização de munições que não pintam o jogador atingido. Desta forma, o J.T.E. apela à honra do jogador, e ao seu fair-play perante os camaradas adversários. A munição de 6mm utilizada no Airsoft prima igualmente na violência impacto relativamente ao Airsoft, reduzindo o equipamento necessário a uns simples óculos de protecção.



O Tiro Prático de Airsoft é uma vertente deportiva recente, que tem ganho adeptos e notoriedade no mundo do airsoft. Esta disciplina desportiva do airsoft, de âmbito individual, consiste na prática de tiro ao alvo com arma de softair, segundo as orientações do IPSC.
A FPA é pioneira na introdução desta disciplina a nível de airsoft, tendo adaptado os regulamentos á realidade do airsoft. A prática desta disciplina desportiva é aliciante, divertida e com imenso potencial, permitindo elevar a capacidade de reflexos e da pontaria do participante. Embora esta seja uma adaptação para Airsoft da vertente real, existem muitas regras de prevenção que, embora atenuadas, necessitam de serem cumpridas para manter o nível de exigência que a FPA deseja, e garantir a máxima segurança dos praticantes, corpo de arbitragem e assistência.


O Tiro Desportivo é uma Disciplina desportiva do airsoft, de âmbito individual ou colectivo, que alia o tiro de precisão na sua forma mais simples com a prática de actividades atléticas como a corrida ou a corrida com obstáculos.
Esta disciplina ainda se encontra em desenvolvimento, contando para já com um género de prova já concretizada: O Biatlo de Airsoft.

O Biatlo de Airsoft consiste numa versão adaptada do Biatlo olímpico (versão de verão) para um enquadramento á realidade do airsoft.
O percurso consiste num circuito fechado com 1/2 km de distancia, que consoante o tipo de prova cada atleta terá de percorrer uma ou mais vezes. Ao longo do percurso encontrará diversos pontos assinalados para tiro ao alvo. Independentemente da distância entre o atleta e o alvo a abater, a sua disposição e tipo de prova, existem diversas posições que os atletas tem de adoptar. Sendo estas de pé, ajoelhado, isto é, com, pelo menos, um joelho em contacto com o chão, ou deitado.


O Tiro de Precisão é uma Disciplina desportiva do airsoft, de âmbito individual, que consiste na prática de tiro ao alvo com arma de softair, de forma estacionária, exigindo concentração e disciplina do praticante.
Esta é a forma mais comum e praticada em termos de airsoft por muitas pessoas, se bem que não num nível de competição. A FPA pretende estabelecer alguns padrões para o desenvolvimento desta disciplina, de forma a se poder enquadrar num panorama de competição por mais simples que seja.









LEGISLAÇÃO


Última Actualização Lei nº50/2013 de 24 Julho de 2013


AAnterior  Lei nº12/2011 de 27 de Abril de 2011



Anterior Lei nº17/2009 de 06 de Maio de 2009



Anterior Lei nº5/2006 de 23 de Fevereiro de 2006





REGRAS BASICAS




Embora o Airsoft tenha regras adaptáveis (mediante o cenário, disciplina desportiva,  o número de jogadores ou a vontade de jogar um determinado tipo de jogo), existe um conjunto de regras uniformizadas e que remetem sempre para a segurança mínima de prática. São uma espécie de convenção criada pelos jogadores ao longo dos tempos, e pelas quais actualmente os jogos se regem, raramente havendo excepções. As regras, entre outras mais específicas, são:


AQUISICAO DE REPLICAS:

- Ser maior de 18 anos (maiores de 16 anos é permitida a aquisição de reproduções de armas de fogo para práticas recreativas desde que autorizados para o efeito por quem exerça a responsabilidade parental);

- Jogadores Associados a uma APD (Associações acreditadas);



SEGURANCA:

– Óculos de Segurança são obrigatórios. Usar sempre protecção ocular adequada para o efeito, sem óculos nem pode estar no recinto do jogo.

- Qualquer outra protecção, seja ela máscara completa, protecção para os ouvidos, etc.. é opcional mas aconselhada especialmente em jogos urbanos devido ao menor espaço de jogo.

- Não é permitido disparar sobre alguém que não tenha os óculos ou máscara de protecção, devendo essa pessoa ser imediatamente advertida.

- Réplicas pintadas à cor legal.

- Réplicas com até ao máximo imposto por lei de 1,3 joule (com BB`s de 0,20gr dá +- 374 fps) de potência.



DURANTE O JOGO:

- Um jogador é dado como morto se for atingido em qualquer parte do corpo.

- Um tiro na arma não conta como morte, mas esta fica inoperacional para esse jogo. O jogador terá de se servir da sua arma de reserva (backup, normalmente pistolas).ou ir buscar outra a zona segura.

- Um toque nas costas ou noutro sítio qualquer do corpo por um membro da equipa contrária é considerado como uma eliminação.

- Não é permitido disparar sobre um jogador que esteja de costas a menos de 5 metros. Nesta situação o eliminador deve sugerir a Rendição.

- A rendição é obrigatória. O Jogador que não se render poderá ser abatido à queima-roupa. Se a rendição não foi possível deve-se apontar da cintura para baixo e disparar em Single.

- Apontar à cabeça não é permitido, a não ser que o alvo não mostre mais nenhuma parte do corpo, ficando aí sob sua própria responsabilidade.

- Um "tiro" de um membro da própria equipa, também conhecido como "fogo amigo", continua a resultar numa eliminação.


DEPOIS DE ELIMINADO:

– Qualquer jogador que seja eliminado tem de o confirmar gritando "MORTO" ou colocar pano ou boné de cor Vermelha ou Laranja na cabeça, deve de seguida colocar a sua arma a tiracolo ou guardando-a, e colocando as suas mãos sobre a nuca e devagar, sem interromper o jogo, dirigir-se para a "Safety Zone". Excepcionando os jogos de "infiltração" ou de "situação de reféns" em que deve seguir as instruções que lhe forem transmitidas. Devendo dar a conhecer apenas ao jogador que o eliminou que está fora de jogo.


- Se após ser eliminado o trajecto do jogador até à zona de segurança for comprometer a troca de tiro, deslocação da sua equipa ou a adversária, o jogador deve permanecer quieto, de preferência sentar-se no chão em zona de segurança de forma a não intervir no jogo  e esperar que seja viável a sua deslocação.
- Não é permitido aos jogadores eliminados darem qualquer espécie de informação excepto de que estão eliminados.


INTERRUPÇÕES:

– Os jogos não serão interrompidos, excepto em caso de emergência (alguém se magoar), entrada de pessoas estranhas ao jogo dentro de campo ou por ordem da organização.

- A resolução de qualquer questão durante o decorrer da partida deverá ser feita por acordo entre os jogadores envolvidos, ou pela organização.

- Jogadores que por qualquer razão não possam continuar o jogo devem se considerar eliminados e dirigirem-se para a "Safety Zone".

- Qualquer problema com a arma deve ser resolvido, fora do recinto de jogo, sem interromper o mesmo. A saída de campo em qualquer situação é considerada como uma eliminação. É para isso que existem as armas de backup (normalmente pistolas).


É PROIBIDO:

- Transporte de réplicas de Airsoft sem estarem nos respectivos estojos, com baterias e carregadores arrumados em separado.

- A exibição de réplicas de Airsoft na via pública, ninguém é obrigado a saber que não se trata de uma arma real.

- Apontar uma arma de Airsoft a uma pessoa não pertencente ao jogo (disparar obviamente que está fora de questão).

-Apontar uma arma de Airsoft a agentes de autoridades. Eles estão treinados para responder ao perigo que representa alguém apontar uma arma.



          IMPORTANTE:

O uso de qualquer Arma de Airsoft em assuntos criminosos equivale a usar uma arma verdadeira com todos os riscos inerentes e respectivas punições.
avatar
Major Alvega
Administradores
Administradores

Mensagens : 601
Pontos : 1042
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 48
Localização : Sintra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum